12 de fevereiro de 2015

Livros que ele nunca vai ler: Jogos Vorazes

Olá a todos!!

A uma semana atrás comecei a ler a trilogia Jogos Vorazes, que estava guardada já tinha um tempo na minha estante. Eu já tinha assistido os filmes antes e adorei toda a história da distopia e desventura de Katniss Everdeen. Além de uma história original, filmes com um certo teor de violência e retratados deste modo no cinema tendo como público alvo adolescentes não é algo tão comum nos tempos de hoje.


Quando comecei a ler, logo tive um pré-conceito pelo modo de escrever da Suzzane Collins, pois seu livro é em primeira pessoa. Eu sou acostumada a ler histórias sempre em terceira pessoa, mas com o passar do tempo comecei a compreender o porque da escolha. Estar preso a perspectiva da protagonista é limitador, mas ajuda o leitor a somente compreender o que a autora quer passar naquele momento para ele. Durante a realização dos Jogos Vorazes, eu consegui estar totalmente imersa na cabeça da Katniss, enxergando por seus olhos e ouvindo (ou não) por seus ouvidos. E sua ignorância também era minha. No começo de "Em Chamas", segundo livro da série, diversas revelações são feitas à Katniss, sendo chocante para a personagem e para mim, mesmo depois de ter assistido os filmes.


A minha crítica ao filme é que nesse ponto ele não foi fiel. Durante o primeiro filme, mostrou-se algumas cenas que Katniss só descobre no enredo de "Em Chamas". Houve uma romantização do símbolo do tordo, que no livro não existe. Dentre outras peculiaridades que começaram a fazer com que eu fosse sendo mais conquistada pela leitura.

Terminei o primeiro livro da trilogia nesta semana e adianto que a história no livro é muito melhor do que no filme. Claro que a história é praticamente a mesma, mas o filme modificou certas coisas para que houvesse um cunho mais dramático e hollywoodiano.


Porém, se você não viu os filmes, não os veja antes de ler o livro. A experiência da leitura foi sofrível a partir do momento em que eu só conseguia imaginar os personagens como os atores já conhecidos. E se desvincilhar desse vício mental para mim foi impossível, o que trouxe tristes consequências, como continuar imaginando o Peeta como o menininho que fez "Ponte para Terabitia"...


... e o Gale como o irmão do ator do Thor (e ainda não me conformar no porquê que escolheram o cara mais bonito pra ser o amigo da Katniss que mal aparece no filme ao invés do Peeta que aparece no filme inteiro).


E agora que eu fiz com que você nunca mais consiga ler os livros sem ter essas imagens na cabeça, aconselho que leia essa trilogia que, pra quem está muito acostumada com séries literárias, foi uma grata surpresa.

Acho melhor eu parar por aqui antes que eu entre na zona de spoilers!

Inté!

Roberta Peixe

2 comentários:

  1. Eu leria esse livro, miss drama. Só vi o primeiro filme e eu não me lembro de muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se isso acontecer acho q será o primeiro livro que eu curti e conheci antes que você tá querendo ler!

      Excluir

Comente sua opinião, crítica, sugestão ou whatever!
Nós do Peixe com Sales agradecemos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...