18 de abril de 2015

Farmacologia é punk

Olá queridas criaturas!

Pra quem não sabe, eu, Roberta, faço Farmácia.

Não, não construo farmácias. Não, não almejo trabalhar na Pacheco durante todos os anos da minha vida. Eu faço faculdade. É legal, cansativo, prazeroso e mortal.

Na real, tô começando a decidir o que eu quero fazer agora, faltando menos de 2 anos para terminar a faculdade... É a vida, meus caros. É difícil decidir o que se quer fazer quando crescer, mesmo já tendo decidido em que área quero trabalhar.

Mas, enquanto não acabo de decidir timtim por timtim, vamos então falar de Farmacologia.

Figuras mais repetidas em qualquer trabalho sobre
medicamentos em uma faculdade de farmácia.

Esta semana estou sofrendo muito. Hoje a noite, terei prova de Farmacologia Cardiovascular.

Aí você me pergunta: "E daí, por que deveria me importar com isso?"

Concordo que pra você talvez isso não tenha a menor importância, mas pra mim tem. É que o meu cérebro não funciona muito bem pra farmacologia. Deixe-me explicar...

Eu consigo descrever todos os mecanismos de ação (que é onde o medicamento se liga pra exercer o efeito que queremos que aconteça quando a gente pensa em tomar remédio). Sei quase todos os efeitos adversos. Sei para o que aquele tipo de fármaco é bom para aquele tipo de doença. Sei até as interações medicamentosas (bem menos do que deveria), coisa que é bem complicada de associar! Só não consigo gravar os nomes dos fármacos...


Sério, sempre tive dificuldade quando fulaninho me fala o nome do medicamento e eu fico tentando puxar da memória de que classe ele pertence. Porque os mecanismos de ação do fármaco no organismo são até bem fáceis, comuns! Mas quem é que cria esses nomes bizarros?!?

Tô chegando ao ponto em que tudo está confuso: atenolol é beta-bloqueador de 1ª ou 2ª geração? Quais sãos os diuréticos de alça mais importantes? As interações medicamentosas mais importantes ocorrem com os AINES sempre. Pelo menos isso eu sei!

E partiu prova. Já não dá mais tempo de estudar não!


Por Roberta Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião, crítica, sugestão ou whatever!
Nós do Peixe com Sales agradecemos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...