19 de setembro de 2015

Batman Noel, by Lee Bermejo

Se você já acompanhou as últimas postagens do Peixe com Sales sabe que comprei 500 quadrinhos diferentes na última Bienal do Livro 2015 (leia aqui). Lá, eu pude explorar um pouco mais do mundo DC, que além da história "A piada mortal", do grande Alan Moore HQ clássico do Batman, não conhecia nada mais além da Trilogia Nolan e dos antigos desenhos para a TV, que sinceramente mal posso contar, pois lembro muito pouco deles.


Começando minha saga de leitura quadrinística, peguei um pequeno conto de Natal. Batman Noel, publicado pela Panini Books, é história curta que tem um pequeno panorama de um Batman decadente e deprimido (quem nunca pegou ele nessa fase, né minha gente?) e conta de um ponto de vista que, para mim, foi bem diferente.

Na história escrita e ilustrada por Lee Bermejo, conhecemos Bob, um cara que trabalha muito, ganha pouco e tem um filho pequeno e doente para criar. Ele quer passar o Natal com seu filho, mas precisa fazer um trabalho para um certo alguém e então acaba se envolvendo com o crime.


Isso faz com que os caminhos de Bob e do homem-morcego se cruzem, de forma que, para solucionar o crime, Batman precisa deixar alguns fantasmas no passado e "renascer".

Para ajudar a clarear as ideias de Bruce, temos a participação especial de alguns personagens memoráveis da DC, que tentam, cada um a seu jeito, mostrar as consequências deste novo (?) Batman amargurado na vida de inúmeras pessoas com quem tem contato, seja ele direto ou indireto.


O que mais me chamou a atenção nesta HQ é a arte de Lee Bermejo. Com um clima noir, traços finos e limpos, encontrei uma arte conceitual, uma releitura de um personagem tão (re)conhecido que facilmente poderia ser mais vista nos quadrinhos tradicionais. É definitivamente um trabalho brilhante deste autor/ ilustrador.


Os prós desta edição são a qualidade do material, que tem uma capa dura fosca lindíssima, além de um preço bem acessível (paguei R$17 e pouco por ele na Bienal, mas ele também não está muito caro nos sites, não). Além do más, a narrativa é muito cativante e instigante. Os personagens ora secundários, ora principais, são de um carisma sem precedentes.


Eu, como leitora não usual, recomendo muito Batman Noel na sua estante, mesinha de centro ou no seu baú de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião, crítica, sugestão ou whatever!
Nós do Peixe com Sales agradecemos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...