29 de março de 2016

BatmanVSuperman e a predisposição à Amor ou Ódio

Sábado, 21h. Shopping Via Parque. Começa a batalha enciumada entre o óculos 3D e meu óculos de grau, onde ambos querem o mesmo lugar mas somente me servirão se trabalharem juntos. Poltronas reclináveis automáticas, passo tempo demais transformando a cadeira em cama e vice-versa, maturidade de menos.

O telão acende. A ansiedade começa. Mas então seguem-se dois clipes propaganda de empresas de propaganda (metapropaganda), a animaçãozinha de praxe para o "desligue o celular" e "não fume", trailer de "Capitão América: Guerra Civil", trailer de "Esquadrão Suicida", trailer de "Invasão à Londres" e por último, uma propaganda da Jeep. Pra então... BOOM! Começa o filme.

 


Pretendo fazer disso um artigo de opinião mas comentários sobre o filme em si estão, os positivos, aqui e os negativos, aqui.

Sendo honesto com vocês, eu queria muito ter amado esse filme. Mesmo. Eu queria que esse fosse para a DC Comics o que "Vingadores" foi pro Marvel Studios. Uma porta de entrada à sétima arte para todas as grandes histórias que os quadrinhos da DC trouxeram a vida nos últimos anos. Uma ponte que traria a pouco conhecida faceta sociopata do Batman a luz, a ignorada humildade do Superman a nota e quem sabe, muito futuramente, uma ilha com um "T" gigantesco em cima e 5 adolescentes problemáticos morando nele.

E agora você pensa, "Ah, o filme é uma merda, então". Não, o filme não é uma merda. Mas o filme também não é ótimo, não é muito bom. Ele é um filme OK, também denominado como "legalzinho". A grande verdade sobre esse filme é que o que eles fizeram de errado, eles erraram feio. Mas o que eles fizeram certo, eles acertaram em cheio! E não tem o menor problema nisso.

Nos últimos anos, a comunidade das redes sociais desenvolveu o péssimo hábito de AMAR ou ODIAR, principalmente em filmes de heróis. Fanboys e Fangirls alimentam discussões inúteis sobre personagens de histórias em quadrinho usando fatos da pseudociência desses quadrinhos só pra alimentar a raiva um do outro, enquanto defendem filmes que em si nem sabem se gostaram mesmo, só querendo defender  o seu herói predileto.

Por quê não conseguem entender que se você gosta do Batman e ele gosta do Superman, não tem problema nenhum em cada um gostar do seu próprio personagem favorito ali no seu canto? Ou então por quê não concordar que o filme não foi assim tão bom, mas que aquela cena de porradaria foi IRADA? Tudo bem, eu não entendo porque o Bruce Wayne tá fazendo isso, porque o Clark Kent tá fazendo aquilo ou mesmo QUE PORRA A LOIS LANE TÁ FAZENDO NESSE FILME, mas... Não tem problema. Como civilização, evoluímos a um determinado estágio em que existem números além de "0" ou "10".

"BatmanVSuperman: A Origem da Justiça" peca, como muitos outros filmes de herói, ao focar-se em desenvolver um plano de fundo para uma sequência, nesse caso a formação da Liga da Justiça, ao invés de focar-se em ser apenas um ótimo filme. O mesmo erro que "Vingadores: Era de Ultron" cometeu, "Thor" cometeu, "Capitão América: o Primeiro Vingador" cometeu. Mas sabe que filmes não cometeram esse erro, ou pelo menos cometeram-no pouco?

DEADPOOL. Um filme espetacular que pouco se importou em puxar qualquer sequência, apenas quis ser o sonho de toda a equipe de produção que lutou por quase 10 anos para tornar o filme uma realidade.

GUARDIÕES DA GALÁXIA. Sob a direção de James Gunn e com uma ótima trilha sonora, soube acoplar os ganchos pra "Vingadores: Guerra Infinita" de forma sutil e sem extraviar a história individual do filme. O mesmo ocorreu em HOMEM-FORMIGA.

Acho que o que estou querendo dizer é que BvS não foi um filme muito bom, mas que eu gostei de ter ido assistir. Pude sair com bons amigos, apreciei uma boa quantidade de coisas no filme, consegui me divertir tirando sarro das melecadas que apareciam na tela (a grande maioria por culpa da LOIS LANE!) e ainda pude aproveitar tudo isso de uma poltrona reclinada ao status de cama.

Não sei vocês, mas eu curti pra krlw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião, crítica, sugestão ou whatever!
Nós do Peixe com Sales agradecemos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...